fbpx

Incontinência urinária: tudo o que você deve saber

O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis?
15 de maio de 2021
Cirurgia Robótica na Urologia
Cirurgia Robótica na Urologia: Descubra 3 Fatos Incríveis Sobre Essa Revolução Médica
25 de maio de 2023
Exibir tudo

Incontinência urinária: tudo o que você deve saber

De forma simples, a incontinência urinária é a perda involuntária de urina. A intensidade e frequência dos escapes varia, como por exemplo tossir ou espirrar, até ter vontade repentina e forte de urinar, que você não consegue chegar ao banheiro a tempo.

O que é a incontinência urinária e como ela afeta a sua vida

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a incontinência urinária não é uma exclusividade inevitável do envelhecimento, atingindo pessoas de ambos os sexos e todas as faixas etárias. Ela ocorre com frequência entre homens e mulheres que tiveram algum tipo de disfunção na uretra. Isso significa que pode ocorrer perda de urina ao espirrar, tossir, rir, levantar algum objeto, subir escadas, realizar atividades físicas ou fazer algo que coloca a bexiga sob pressão ou estresse.

Os principais sintomas das desordens miccionais

A disfunção miccional é um termo utilizado para se referir ao aumento, diminuição ou urgência da frequência urinária ou alteração no jato de urina. Essa disfunção pode ser causada por diversas situações, entre elas a incontinência urinária, que atinge principalmente mulheres, mas pode se estender para indivíduos de ambos os sexos e idades. Em homens, um dos principais motivadores da alteração miccional é a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), popularmente conhecida como próstata aumentada. Já nos idosos, pode ser causado por diversos fatores, como alterações próprias do envelhecimento, doenças neurológicas, bexiga baixa, problemas de locomoção, entre outros.

Problemas que incontinência urinária traz aos pacientes

A incontinência urinária causa constrangimento nos pacientes. Os escapes de urina podem acontecer durante uma conversa numa roda de amigos, com o companheiro, durante uma crise de espirros ou tosse. Por conta desse constrangimento, o paciente acaba por não procurar o tratamento adequado para a incontinência urinária, podendo ocasionar problemas mais graves no futuro.

O paciente deve se atentar aos sinais de incontinência urinária. Escapes de urina em situações do dia-a-dia devem ser levados como sinais de alerta. A busca por tratamento precoce melhora a qualidade de vida no futuro, trazendo qualidade de vida e devolvendo a autoestima do paciente.