fbpx

Por que a nossa frequência urinária aumenta no inverno?

autoexame testicular
Aprenda a fazer o autoexame testicular
17 de julho de 2024
Jade Barbosa e as pedras nos rins
A história de Jade Barbosa e as pedras nos rins
21 de agosto de 2024
Exibir tudo

Por que a nossa frequência urinária aumenta no inverno?

Você já percebeu que a vontade de ir ao banheiro aumenta quando o frio chega? Hoje vou te explicar por que isso acontece e como você pode cuidar melhor da sua saúde urológica e gerenciar sua frequência urinária durante o inverno.

Alterações fisiológicas no inverno

Durante o inverno, nosso corpo passa por algumas mudanças fisiológicas que afetam a frequência urinária. Quando está frio, nossos vasos sanguíneos se contraem e dilatam para preservar o calor, o que faz com que acumulemos mais urina na bexiga, aumentando a necessidade de ir ao banheiro. Além disso, a menor perda de líquidos pelo suor e pela respiração, devido ao frio, contribui para a retenção de mais líquidos na bexiga.

Hábitos de inverno e a frequência urinária

No inverno, é comum buscarmos bebidas quentes, como café, chocolate quente e chás, para nos aquecer. Embora essas bebidas aumentem a ingestão de líquidos, elas também possuem propriedades diuréticas, que podem aumentar a produção de urina. À noite, ao deitarmos, o líquido acumulado nas pernas é reabsorvido pelo corpo, o que pode resultar em idas ao banheiro durante a noite. Além disso, pessoas com bexiga hiperativa podem notar um agravamento dos sintomas nesta época do ano.

Dicas para gerenciar a frequência urinária durante a estação

Saber que o aumento da frequência urinária durante o inverno é normal pode ajudar a gerenciar melhor essa condição. No entanto, se você notar um aumento significativo e fora do normal, é importante procurar um urologista. Aqui estão algumas dicas para ajudar a gerenciar a frequência urinária durante o inverno:
  • Evite bebidas cafeinadas antes de dormir: café, chá e chocolate quente podem aumentar a produção de urina. Tente evitá-los antes de dormir.
  • Limite a ingestão de líquidos à noite: tente não beber grandes quantidades de líquidos antes de ir para a cama.
  • Mantenha os pés aquecidos: manter-se aquecido pode ajudar a reduzir a necessidade de ir ao banheiro.
  • Consulte um urologista: se o aumento da frequência urinária estiver fora do normal, procure um médico urologista para uma avaliação.
Para mais dicas e informações sobre o assunto, você pode conferir o conteúdo que eu publiquei nas minhas redes sociais.

Entender as razões por trás do aumento da frequência urinária no inverno pode ajudar a gerenciar melhor essa condição e cuidar da sua saúde urológica. Mantenha-se hidratado, mas com moderação, e siga as dicas para reduzir a necessidade de ir ao banheiro frequentemente. Se você tiver dúvidas ou preocupações, não hesite em agendar sua consulta.