fbpx

Perder urina não é normal

Urologista indica cuidados para o Carnaval
20 de fevereiro de 2020
cuidar dos rins
3 hábitos para você cuidar dos rins
22 de setembro de 2020
Exibir tudo

Perder urina não é normal

Perder urina não é normal e você pode sair das fraldas com o tratamento certo.

A incontinência urinária é a perda de urina e esse fato não é normal em nenhuma idade. Nem crianças muito, menos nos adultos. Ela é uma doença que acomete mais as mulheres numa fase inicial da vida, mas que numa fase mais tardia os homens também são afetados igualmente.

Ela é uma patologia que não vai trazer risco de vida para esses pacientes, mas tem um efeito devastador na qualidade de vida de qualquer pessoa. As pessoas se privam do contato social, evitam sair de casa, tem que usar vários dispositivos de contenção e isso faz com que essa relacionamento até do casal fique prejudicado.

Geralmente a incontinência se apresenta como a perda de urina quando a pessoa realiza um esforço, após uma vontade forte de incoercível de urinar (urgência), durante o sono, durante o ato sexual e muitas vezes pode ser insensível (perda de urina sem sentir). Nas mulheres especificamente, as causas de incontinência de esforço são devido ao enfraquecimento da musculatura do esfíncter uretral e/ou do assoalho pélvico devido a idade, gravidez, paridade, cirurgias prévias, radioterapia, obesidade, tosse crônica ou apenas uma condição hereditária. Na incontinência urinária de urgência, fatores que podem enfraquecer o esfíncter/assoalho pélvico possuem menor importância, sendo as causas mais frequentes os doenças metabólicas, como o diabetes e o envelhecimento por si só.

O mecanismo de armazenamento da bexiga, esvaziamento, depende de dois componentes. Da bexiga e da uretra. Quando a gente tem em alguma falha ou disfunção em algum deles, seja na bexiga, seja na uretra, a gente pode evoluir com a perda de urina. É fundamental essa diferenciação porque o tratamento também é diferente. Quando se tem um problema na próstata, na uretra ou na bexiga. Então, se precisa ter um diagnóstico de certeza para se chegar no tratamento adequado.

Nem tudo é bexiga caída

Um mito que se tem muito comum é a que a perda de urina está diretamente relacionada com a bexiga caída e que fazendo uma cirurgia simplesmente se resolve o problema. Não. Muitas vezes o problema é um pouco maior que isso e às vezes o tratamento é muito mais simples, apenas com medicações mudança no estilo de vida tratamento fisioterápico, treinamento da bexiga, várias outras intervenções não-cirúrgicas podem resolver e lucidar essa questão.

Perda de urina não é normal nem na terceira idade

Até os dois anos de idade, quando a criança assume a continência, é aceitável alguma perda de urina. A partir dessa idade, não é normal. Não é normal envelhecimento trazer perda de urina, isso é um mito. Não é porque a pessoa está envelhecendo que perder urina, usar fralda é uma coisa a normal e muito menos aceitável.

Para todos os tipos de incontinência urinária existe tratamento e esse tratamento depende de uma busca ao seu médico urologista e é um tratamento assertivo e precoce. O tratamento da incontinência urinária por esforço consiste no reforço do esfincter/assoalho pélvico, através de treinamento dessa musculatura ou através de cirurgia. Já a incontinência urinária de urgência é tratada através de auxilio fisioterapêutico e de medicações, em um primeiro momento. Existem, ainda, tratamentos que são usados para a resolução de quadros de incontinência, como a eletroestiulaçao, uso de toxina botulínica e neuromodulação sacral.

Se você quiser sair das fraldas, procure o urologista. Nós estamos aí para ajudar. Gostou desse conteúdo? Siga-nos nas redes sociais.