fbpx

3 hábitos para você cuidar dos rins

perder urina não é normal
Perder urina não é normal
5 de junho de 2020
Estudo Urodinâmico
Estudo urodinâmico: você sabe o que é?
19 de janeiro de 2021
Exibir tudo

3 hábitos para você cuidar dos rins

cuidar dos rins

    Cuidar dos rins é importante em qualquer idade, mas na vida adulta você começa a se preocupar mais com esses dois. Desde que você esteja cuidando sempre é bem provável que você vá viver uma vida com poucas consultas ao urologista. Entretanto, se você já está sofrendo com Infecção urinária, cálculo renal e obstrução urinária, eu separei três dicas importantes que podem te ajudar. Primeiramente é importante dizer que essas dicas não substituem os exames de rotina e as visitas ao seu médico, mas auxiliam a cuidar dos seus rins e te dar mais qualidade de vida.

    Beba bastante líquido para cuidar dos rins

    Um dos grandes vilões dos rins é a falta da ingestão correta de líquidos. Por isso é importante que você não só cuide da sua alimentação, mas também sempre que puder ingira líquidos, de preferência água.

    Não há quantidade exata de água por pessoa, mas é sabido que aqueles que fazem atividades físicas ou que vivem em climas quentes devem aumentar o seu consumo. Assim como na dieta alimentar você pode conversar com seu urologista sobre a quantidade ideal para o seu caso. Afinal, o corpo precisa tanto de água quanto de alimento.

    Evite consumir sal em excesso

    O sal é um ingrediente que está presente na maioria das cozinhas do mundo, para não dizer em todas, mas frenquetemente as famílias exageram no sal e a rotina é regada a excessos. Além disso, muito do sal que ingerimos estão “disfarçados” em corantes, conservantes e até em adoçantes. Isso significa que você precisa cancelar o churrasco do domingo? De jeito nenhum. Contudo, se você conseguir diminuir o sal durante a semana e no churrasco der uma maneirada, já ajuda muito. Além disso, ao invés de apenas beber cerveja ou refrigerante, opte por copos de água durante a festa e tome sucos. Além disso, tente evitar muitos produtos industrializaria que possuam alto teor de sódio. Você vai ver que seus rins vão agradecer.

    Frutas são aliadas contra os cálculos renais

    Mas não só de líquidos vive os cuidados com os rins. As uvas contêm um composto chamado resveratrol. Estudos com animais descobriram que o tratamento com resveratrol foi capaz de diminuir a inflamação renal policística.

    Por fim, se você gosta de suco de limão, laranja, acerola e maracujá, essa é uma boa notícia. Eles contêm ácido cítrico e isso ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.