Prostatite

pedra nos rins
Pedra nos Rins (Litíase Renal)
17 de outubro de 2019
Prostatite é uma inflamação que ocorre nos tecidos da próstata, podendo ser aguda ou crônica. Geralmente, a doença é causada por bactérias, mas também pode estar relacionada a fatores virais, fúngicos, entre outros. É causada pelo inchaço da pequena glândula do tamanho de uma noz (próstata) que produz o líquido seminal.
Ela pode melhorar sozinha, mas se for causada por uma infecção bacteriana, a prescrição de antibióticos pode ser necessária.
Por isso é extremamente importante que você mantenha as consultas com seu urologista.

Causas da Prostatite:

Em geral, a causa da prostatite é infecciosa. A contaminação pode ocorrer por meio da uretra ou do sangue que vem de outros órgãos infectados.
As causas da doença podem incluir infecção, lesões ou um distúrbio do sistema imunológico. Os sintomas incluem dificuldade de urinar, dor na região genital, na região pélvica ou nos genitais, e, às vezes, sintomas semelhantes aos da gripe.

Sintomas da Prostatite:

Os sintomas da prostatite são: ardência ou dor para urinar, febre, frequência urinária aumentada, dor abdominal, dor e desconforto no períneo e ejaculação dolorosa.
As pessoas podem ter:
Dores locais: próstata, pélvis, região genital, reto ou testículo
Dores circunstanciais: durante a micção
No trato urinário: incontinência urinária, micção excessiva durante a noite, micção frequente, necessidade frequente de urinar ou retenção urinária
No corpo: calafrios, fadiga ou febre
Também é comum: dor ao ejacular ou mal-estar

Tratamentos:

Após o diagnóstico, o tratamento é realizado por meio de medicamentos antibióticos, de acordo com o agente causador da doença. Quando necessário o tratamento é feito por meio do uso de antibióticos