Estudo urodinâmico: você sabe o que é?

cuidar dos rins
3 hábitos para você cuidar dos rins
22 de setembro de 2020
cinco medidas para vencer o câncer
Cinco medidas para vencer o câncer
3 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Estudo urodinâmico: você sabe o que é?

Você já ouviu falar do estudo urodinâmico?

Hoje nós vamos falar sobre esse exame que pode elucidar o motivo de você está perdendo urina. O estudo urodinâmico é feito a nível ambulatorial como se fosse um eletro da bexiga. Ele avalia o funcionamento tanto durante o enchimento da bexiga, quanto a contribuição da contração da bexiga, dos esfíncteres da uretra e da prótese.

Ele é um exame muito importante a ser realizado desde criança, até adultos e ele serve para identificar o funcionamento e a disfunção que está levando você a ter essa perda de urina ou urinando de uma forma errada.

O exame consiste na introdução de um pequeno cateter pelo canal da urina. E esse cateter fica lincado a um um computador onde a gente vê o funcionamento dessas estruturas. Ele é um exame indolor, não machuca e não impede você de fazer as suas atividades após a realização do mesmo. A única questão é que pacientes que estejam com infecção urinária não podem fazer esse exame. Por isso sempre avise seu médico da sua condição.

É um exame rápido, leva em torno de 40 minutos a uma hora em ambiente adequado privativo e realizado por um profissional qualificado. Após a finalização do procedimento o paciente já sai com o laudo na hora já com alguma previsão de tratamento. Ele é muito importante para aqueles pacientes em quem não se identificou a causa dos seus problemas urinários e para aqueles pacientes que estão aventando a realização de alguma cirurgia.

Se recomenda que você chegue ao local do exame com a bexiga confortavelmente cheia para fazer o estudo da urofluxometria que é o primeiro passo do estudo urodinâmico que consiste na avaliação de como está seu fluxo miccional.

É importante que o estudo urodinâmico seja feito preferencialmente por um médico urologista e que tenha um treinamento e a experiência na realização do mesmo.